Como manter a rotina de estudos na pandemia: reflexão e algumas dicas
Blog Colégio PGD 12 de abril de 2021
Não há como negar: a pandemia da Covid-19 mudou nossa vida completamente! São novas formas de agir e pensar, ficar atentos às etiquetas de distanciamento e relacionamento. Além de todas essas situações práticas, temos que cuidar de questões de ordem emocional, como angústias e ansiedades que a doença tem gerado.
“É importante pensar nas mudanças que a pandemia provocou em nossa rotina, e que elas estão muito ligadas à forma como percebemos tudo que está em nosso entorno. Se antes tínhamos uma rotina ligada ao relógio e pautadas pela agenda, a pandemia desconstruiu tudo isso e tivemos que lidar e avaliar os próximos passos. Estamos todos ilhados, e tendo que aprender a lidar com muita coisa”, explica Denise Américo, orientadora educacional do Ensino Médio do Colégio PGD.
- Manter a rotina
Segundo ela, um fator importante para criar um ambiente saudável é manter a rotina das atividades básicas da vida pessoal. “É preciso acordar, alimentar-se bem, usar uniforme durante as aulas, abrir a câmera… Por trás desse ato estamos recuperando o ambiente da sala de aula que conhecemos. Essas atitudes ajudam também os professores. Temos que evitar a procrastinação.”
- O formato híbrido
Enquanto o retorno 100% presencial não é viável, o formato híbrido vem como uma forma de voltarmos aos poucos “Desde que isso seja feito de forma respeitosa e cuidadosa para não expor nossos alunos, colaboradores e suas famílias. O sistema híbrido é uma forma mais democrática de lidar com a pandemia no momento”, avalia a professora.
Denise Américo acredita que as ações para o aprendizado nunca foram tão debatidas e discutidas. “Para nós, professores, essa reflexão é um assunto de grande valia. Estamos desenvolvendo um ensino inovador que pode proporcionar mudanças no formato da educação que estamos entregando para os alunos.”
- Ter disposição
Independentemente de estar em sala na escola ou em casa por meio das plataformas, é preciso ter disposição para o aprendizado. Evitar o discurso: “Eu não aprendo nada”.
“Tem aluno que diz: “Não aprendo, não gosto e fim”. Neste momento, temos que dar um passo para avançar. Temos que nos questionar: Estou aprendendo? O que é mais difícil, e o que está mais fácil. O feedback nunca foi tão importante nesse momento, e nós estamos aqui para ajudar nossos alunos a enfrentarem esse período com segurança e tranquilidade.”
- 3º série: momento de decisão e preparação
A 3º série é um momento delicado, onde o aluno deve decidir qual será seu futuro profissional, é comum se sentir pressionado e confuso neste momento. Para ajudar, o aluno pode mapear seus interesses e fazer as provas dos anos anteriores das faculdades que ele deseja para se preparar para os processos seletivos. Dessa forma, é possível analisar e levar as dificuldade para os professores específicos e reforçar os estudos onde sente mais necessidade.
A orientadora Denise Américo reforça: “A coordenação pedagógica do PGD tem todo o processo de estudo e preparo para o vestibular mapeado, e nosso papel é ajudar o aluno a vencer todas as etapas até o vestibular.”
- Tempo de descanso
A equipe pedagógica do Ensino Médio orienta os alunos a criarem um plano de estudo, entendendo que é preciso estudar as disciplinas dentro dos pesos específicos, revisar os conteúdos, criar resumos etc. “Confie no professor e no planejamento que ele está entregando. Siga o passo a passo, que está organizado dentro da estrutura de estudo. Confiando nesse planejamento, o aluno consegue entender e consegue descansar de fato. O tempo de descanso e diversão também tem que ser agendado, o aluno precisa estar ciente de que deve descansar: “Dever cumprido! Aula dada, aula estudada, posso descansar”. Ou do contrário, se o aluno está perdido, peça ajuda”, reforça a orientadora Denise Américo.
Como os pais podem ajudar?
“Acolhendo, lembrando que acolher não é paparicar, mas acolher a condição em que ele está. A partir do acolhimento, oferecer dados de realidade que motivem e o encorajem a seguir em frente. Assim os pais estarão ajudando o aluno a dar o próximo passo. Se o filho não escolheu o curso ainda, calma! A escola pode ajudar nesse processo com conversas ou orientação profissional. A postura da família funciona como calmaria, como porto seguro, de acolhimento e amparo nesse momento. Estar sensível e ter bom senso é muito importante, especialmente neste momento de pandemia que estamos vivendo.”