Férias escolares: o que fazer com os filhos em casa?
Blog Colégio PGD 5 de julho de 2021
Para a alegria dos estudantes, as férias escolares chegaram. Em outros tempos, todo mundo já estaria na maior animação pensando em viajar, sair com a galera e fazer mil planos. Mas no meio de uma pandemia o jeito é manter o isolamento social e respeitar as normas de saúde. Daí surge a dúvida: o que fazer com os filhos durante o recesso escolar? Pensando em como curtir as férias da melhor forma, separamos algumas dicas para você:
Faça um cronograma
O primeiro passo para lidar com os filhos em recesso escolar é organizar um cronograma de atividades, seja para o lazer, estudo ou tarefas da casa. Reserve um tempo para sentar com os filhos e decidir qual será o planejamento da semana. Faça uma lista de todas as atividades que precisam ser organizadas na semana: alimentação, sono, higiene, organização, lazer e estudos, se houver.
Limite o uso dos eletrônicos
Também é muito importante definir um horário para o uso dos eletrônicos, principalmente se seu filho for adolescente. Durante as férias é comum que os filhos fiquem bastante ociosos e se conectem aos dispositivos digitais, como smartphones, tablets e videogames. A utilização das telas em excesso, como nós sabemos, é prejudicial para a saúde do corpo e da mente. Tomar essa decisão em conjunto é fundamental, mas lembre-se: são os pais que devem dar o direcionamento, além de monitorar o cumprimento dos horários.
Proponha momentos em família
Aproveite a oportunidade de estar mais com os filhos e promova atividades que antes não conseguia se envolver tanto, como brincar junto, contar histórias ou assistir a uma sessão de cinema em casa. Escolha uma playlist com desenhos animados ou comédias, faça um balde de pipoca e divirta-se com as crianças.
Projeto Masterchef
Com o recesso escolar, somado à pandemia, muitas famílias precisam fazer as refeições em casa. Aproveite esses momentos para criar atividades que envolvam as crianças: eles podem auxiliar na escolha do cardápio e até mesmo ajudar a prepará-los. Eles vão adorar fazer pastéis, por exemplo, escolher os recheios, cortar a massa…. E que tal um bolo para o final da tarde?
Organize a bagunça
Essa pode ser também uma ótima oportunidade para organizar aquilo que a família se comprometeu a fazer, mas acabou deixando de lado, como arrumar as gavetas, separar roupas e brinquedos para doação etc. Faça isso junto com os filhos e explique o significado de solidariedade.
Faça atividades não rotineiras
Valorize os momentos em família, busque qualidade de tempo junto aos filhos, proponha atividades diferentes, dentro e fora de casa. Mas atenção, siga os protocolos de distanciamento e higiene. Veja algumas opções:
– Brincadeiras ao ar livre, como soltar pipa;
– Rodas de leitura;
– Jogos de estratégia e raciocínio;
– Festas on-line com parentes queridos que estejam distantes;
– Oficinas de brinquedos recicláveis com embalagens de papel, plástico, madeira ou que tiver em casa;
– Monte uma horta caseira, com temperos e hortaliças, dependendo do espaço disponível.
Na medida do possível, incentive brincadeiras que não precisem de eletrônicos e aproveite a situação para estar mais presente com os filhos, mesmo com os mais velhos, para que tenham momentos saudáveis de lazer e ausência de preocupações.
Deixe os filhos escolherem a programação
Estimular a proatividade e autonomia significa dar voz aos filhos. Na hora de escolher as atividades de lazer, nada mais justo do que dar a eles essa oportunidade de estarem no comando. Dentro do possível, permita que eles escolham o que desejam fazer e aonde ir. Dessa forma você não os frustrará com uma resposta negativa e todos se divertirão com segurança.
Gostou das dicas? Converse com seu filho e proponha uma agenda de lazer para ele aproveitar o recesso escolar, cuidando sempre do bem-estar físico e mental. Se vocês realizarem alguma dessas (ou outras) atividades com a criançada, mandem fotos para a gente! Queremos curtir esse momento também! 😉