Orientação Profissional: suporte para os próximos passos
Blog Colégio PGD Ensino Médio 30 de agosto de 2021
No universo da escola, os alunos do Ensino Médio são os ícones da galera. É a turma que está na etapa final do ciclo de estudos, meninos e meninas que desfilam beleza pelos corredores. Aqueles que não têm obrigatoriedade do uso de uniforme… com exceção da camiseta (Ok, anotado e ciente!).
Mas como tudo na vida tem um outro lado, o período do Ensino Médio é também marcado pela definição de áreas ou do curso que se pretende prestar no Vestibular. Essas escolhas geram “caraminholas”, sem falar em todos os conflitos e angústias que todo adolescente tem acerca da vida, da família, amigos e dele mesmo. Muita coisa para pensar, quanto mais para decidir!
Especialmente para os alunos da 2ª série, esse “despertar” para o que se pretende ser ou fazer no futuro começa a ganhar corpo. Para ajudar a aliviar qualquer tipo de pressão, o Colégio PGD conta com a Orientação Profissional, um programa de suporte para o aluno entender qual seria a área de afinidade, curso ou segmento que deseja trilhar.
A Orientação Profissional do PGD conta com 14 encontros semanais de 1h30, estruturados e orientados por uma psicóloga especializada que, por meio de diversas ferramentas, possibilita a reflexão, o autoconhecimento e, consequentemente, a escolha do campo profissional junto aos participantes.
“O trabalho é construído de forma bem consistente e, ao final é feito uma devolutiva para o aluno e para a família. Os encontros vão até novembro, tempo suficiente para irem enxergando o processo de um jeito bem bacana. As atividades focam nas decisões e questões internas dos alunos, que vão amadurecendo durante o processo, algo muito bonito de ver”, reforça Denise Américo, orientadora educacional do Ensino Médio.
Por que com alunos da 2ª série?
Os alunos da 1ª série ainda não estão muito amadurecidos para o processo de escolha, mas no 2º ano eles já estão mais abertos e suscetíveis a compreenderem as decisões referentes à escolha da profissão. “Entendemos que há um despertamento para isso. Eles começam a questionar, se interessar pelo tema, porque sabem que terão que tomar uma decisão em breve. Esse programa vem para ajudar o aluno neste momento da vida dele, não necessariamente apontando a profissão, mas uma área ou habilidades que acabam por direcionar o caminho.”
Um mar de dúvidas
A orientadora educacional Denise Américo conta que as dúvidas e angústias estão presentes nesta etapa da vida dos jovens. “É um momento de dúvida mesmo, de muito questionamento. Eles ficam preocupados em tomar uma decisão errada: “E se eu não gostar?”; “E se não for aquilo?”. Esse programa ajuda na tomada da decisão.”
Durante o processo, também é trabalhado o autoconhecimento, fator que contribui para o amadurecimento e que possibilita aos participantes enxergarem os passos a serem dados sem muita angústia ou medo, sentimentos muito comuns nesta fase.
Sem pressão
O principal objetivo da Orientação Profissional é fortalecer o aluno, para que ele tenha tranquilidade nesta etapa e não se sinta pressionado por questões externas.
A escolha profissional não é um ato isolado, mas está intimamente relacionada a aspectos sociais, econômicos e políticos de cada profissão no momento da escolha. Fatores familiares, educacionais e psicológicos do próprio aluno estão em pauta e se tornam mais claros durante os encontros, possibilitando melhores condições de decisão.
As atividades da Orientação Profissionais começaram no dia 24 de agosto, mas ainda é possível participar. O prazo final para a inscrição é dia 31 de agosto (terça-feira) e os encontros ocorrem semanalmente (toda terça) das 16h às 17h30, até o dia 30 de novembro.
Entre em contato com a coordenação do Ensino Médio para obter informações sobre valores e outros.