Psicomotricidade infantil: movimentos e atividades para o desenvolvimento dos pequenos
Blog Colégio PGD Educação Infantil 20 de setembro de 2021
“Na roda do mundo
lá vai o menino,
rodando e cantando
seu canto de infância.”
Nos versos do poema “Cantiga quase de roda” de Thiago de Mello, a imagem que o poeta entoa nos leva para aquele tempo da infância, de um mundo de tantas descobertas e de brincadeiras que estarão presentes por toda a nossa vida. Em todos os sentidos!
É que os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, período em que as habilidades psicomotoras devem ser estimuladas, para o bom desenvolvimento físico, emocional e intelectual. Nesse sentido, a psicomotricidade infantil é fundamental para o desenvolvimento integral da criança.
Segundo a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio PGD, Josiane Tescaro, a psicomotricidade abrange diversas áreas, todas elas fundamentais na formação da criança.
“Integrada aos aspectos emocionais e cognitivos associados à consciência corporal, a psicomotricidade auxilia o desenvolvimento da coordenação motora por meio dos movimentos e contribui ativamente com a formação do esquema corporal, estimulando a prática por meio de atividades lúdicas e divertidas”, explica. “Entendemos que enquanto brincam, as crianças aprendem a se relacionar com o mundo e os espaços que vivem.”
Atividades do PGD
Com a pandemia e a necessidade do distanciamento social, muitas crianças tiveram que ficar mais tempo em casa, restritas a um espaço mais limitado. Com as rotinas modificadas, os estímulos foram reduzidos aos ambientes internos de casa, com longos períodos em frente às telas de TVs, celulares, videogames e computadores.
“Com a volta das aulas presenciais, nossos alunos puderam explorar os espaços oferecidos pelo colégio e aprimorar suas capacidades motoras amplas e finas”, revela Josiane Tescaro.
A coordenadora conta que as atividades diárias da equipe pedagógica do PGD incluem a utilização de estratégias psicomotoras que estimulam os aspectos motor, social, afetivo e cognitivo, possibilitando diversas habilidades de aprendizagem.
“São ações inseridas em um ambiente motivador, agradável e planejado que permitem que as crianças experimentem momentos de encontro consigo e com outro, momentos de fantasia e realidade, ressignificação e percepção, autoconhecimento e conhecimento do outro.”
Saiba mais sobre a Educação Infantil e venha conhecer o PGD!