No PGD, o Projeto de Vida começa no Fundamental – Anos Iniciais
Colégio PGD Fundamental Anos Inciais 12 de abril de 2022
Todo mundo está sabendo que o Projeto de Vida passou a ser um componente curricular obrigatório no Novo Ensino Médio, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Plano Nacional de Educação (PNE).
Mas o que é o Projeto de Vida? É um caminho de aprendizagem que o estudante vai trilhar, estimulando o seu protagonismo. Durante o processo, o aluno encontra ajuda para escolher os rumos formativos que serão oferecidos no Novo Ensino Médio. O aluno faz uma jornada para entender quais são as suas habilidades, se tem mais afinidade com a área biológica, exata ou humana.
Geralmente, os adolescentes são estimulados a idealizar seus futuros. São sempre questionados sobre o que vão ser quando crescer, com o que pretendem trabalhar, quando irão se casar, se pretendem ter filhos e o que farão quando se aposentarem?
É claro que eles não têm todas as respostas. E tem mais: com o passar dos anos, com a vivência, com novas experiências e obtendo mais informações, os projetos mudam. Isso é normal.
A boa notícia é que no PGD o Projeto de Vida começa antes dos alunos ingressarem no Ensino Médio, o início é no Fundamental – Anos Iniciais. Assim, eles começam a se preparar com mais antecedência. Como os alunos ainda são pequenos, a proposta está mais voltada para o autoconhecimento. Quem explica melhor é a professora responsável pelo Projeto de Vida do PGD, Marilia Purga:
“O desenvolvimento pessoal demanda autoconhecimento e é nesse ambiente que a gente entra. A criança tem que ser estimulada a compreender a vida dela e na sociedade, bem como as atividades que ela produz. Para isso, é importante que ela conheça melhor as suas emoções para saber conviver com cada uma delas.”
Como funciona a dinâmica das atividades?
“Com muita roda de conversa, muitas histórias contadas que tenham a ver com vida, com emoções, com sentimentos, com adversidades, histórias que a gente passa, mas não pediu para passar ou as coisas que a gente quer e não consegue… Através de jogos e brincadeiras, a criança tem liberdade e consegue espaço para se expor – e se não consegue, a gente ajuda. São jogos ligados à compreensão socioemocional que contribuem para a criança reconhecer seus interesses, os limites, os sonhos dela e de quem está ao seu redor. Também trabalha para que a criança conheça a si mesma e também as pessoas com quem ela convive.”
O que os alunos estão achando?
“Acredito que esteja sendo muito bom para os alunos. Quando eu chego é uma festa. As crianças estão apreciando este momento de colocar os sentimentos para fora e, por vezes, são sentimentos que não reconhecem. Teve um aluno que sentiu raiva e ficou mal por estar sentindo aquilo, outros que talvez se sintam excluídos e fazem de tudo para serem aceitos. São alguns exemplos de momentos vividos e superados, e aprendizados muito importantes. Quanto mais cedo aprenderem a trabalhar com as emoções e se conhecerem como pessoas, melhor será o desempenho dela, a aceitação com ela e com quem ela convive de uma forma mais autônoma, responsável e empática.”
E você professora, o que está achando?
“Eu estou achando sensacional! Os benefícios são imensos, a criança vai se desenvolver, trabalhar a autoimagem, entender que não é única no mundo, e mais adiante, profissionalmente, terá uma melhor performance.”
Professora Marília Purga durante Projeto de Vida com os alunos do 6º ano
Como é a jornada do Projeto de Vida no Colégio PGD?
“As atividades começam comigo no Fundamental – Anos Iniciais, seguimos com o Projeto de Vida no Fundamental – Anos Finais e finalmente no Ensino Médio os alunos completam a carga de aprendizado. Acho importante ressaltar que no Projeto de Vida, temos que trabalhar em conjunto – pais e professores –, pois quando trabalhamos juntos, quem ganha é o filho. Ele vai se sentir protegido, amado e o desenvolvimento dele será mais satisfatório. O Projeto de Vida promove o protagonismo, a autonomia e mais discernimento nas escolhas dele.”