Alunos usam a criação de jogos para desenvolver habilidades socioemocionais
Colégio PGD Fundamental Anos Finais 11 de julho de 2022
Os estudantes do 7º ano do Colégio PGD estão aprendendo a lidar com as emoções e sentimentos de uma forma lúdica, adequada à idade deles, através da criação de jogos socioemocionais. E o resultado está sendo muito positivo.
Com o desenvolvimento das competências socioemocionais, as crianças aprendem a colocar em prática as atitudes e habilidades que necessitam para controlar suas emoções e alcançar seus objetivos, mantendo uma relação de empatia com o próximo.
Durante o 1º semestre, o trabalho na disciplina “Projeto de Vida” foi focado no desenvolvimento e na expansão do vocabulário socioemocional dos alunos. A criação dos jogos faz parte das atividades de aprendizagem do componente curricular e foi coordenada pela professora Daniela Hypolyti.
“No 1º bimestre, foram trabalhadas com os estudantes as competências socioemocionais por meio de dinâmicas em grupos, para que eles pudessem conhecer e vivenciar essas competências. No 2º bimestre, os alunos se dedicaram à criação de jogos para que pudessem trabalhar com uma ou mais das competências socioemocionais que eles haviam conhecido no decorrer do período.”
A atividade foi dividida em etapas. Inicialmente, as turmas foram divididas em grupos de trabalho; na sequência, os alunos escolheram os formatos e deram início à construção dos jogos, com elaboração dos manuais de instrução e as dinâmicas; em seguida, os jogos foram apresentados aos colegas de sala. Na última etapa, os grupos compartilharam os jogos entre eles, um momento de lazer para brincar e comemorar o trabalho que haviam realizado.
“Os jogos criados pelos alunos foram variados: teve jogo de cartas, jogo da memória, jogos de tabuleiro e jogos online. Os alunos ficaram livres para criar, lembrando que eles deveriam abordar as habilidades socioemocionais nesses jogos”, explica a professora Daniela Hypolyti.
Jogos criados pelos alunos:
► Jogo online: um dinossauro chamado Bob havia ficado sozinho e para alcançar a felicidade, precisava superar os obstáculos que surgiam em seu caminho. A cada obstáculo superado, o dinossauro alcançava uma felicidade.
► Jogo da memória: as cartas têm ações positivas como, por exemplo, “elogie um amigo”, e ao encontrar cada par de cartas o jogador fica à vontade para realizar a ação proposta.
► Jogo de cartas: uma releitura do “Jogo Uno”, onde as cartas possuíam características socioemocionais; há cartas coringas de “fortalezas e armadilhas”, na qual os jogadores precisam pensar em seus comportamentos e atitudes e transformá-las em um superpoder para bloquear a jogada do próximo jogador.
Além da diversão, a criação dos jogos auxiliou os alunos do PGD também a raciocinar, dividir e respeitar o outro, entre outros benefícios. “O processo de construção dos jogos contribuiu para os alunos colocarem em prática as habilidades socioemocionais desenvolvidas até esse momento do percurso da trilha. Além disso, a atividade auxiliou a nomear e compreender sentimentos e emoções que fazem parte da construção socioemocional de cada um”, conclui a professora Daniela Hypolyti.