Atleta de Curitiba muda-se para Londrina e escolhe o PGD para estudar
Blog Colégio PGD 3 de agosto de 2022
O Colégio PGD sabe que a prática esportiva proporciona inúmeros benefícios à saúde, por isso estimula seus alunos e oferece diversas oficinas extracurriculares como ballet, jazz, patinação, judô e futsal – além de assegurar uma boa rede de apoio para seus estudantes atletas.
Na última semana, o colégio promoveu o “Intersalas”, amistosos de basquete, futsal e vôlei entre os alunos do Ensino Médio. As finais serão realizadas de quarta a sexta (03 a 05 de agosto), sempre com a participação intensa de professores e alunos nas quadras e apitando.
A postura do colégio chamou a atenção da estudante Maria Alice Fokubara Rodrigues, de 13 anos, de Curitiba. Em abril, ela mudou-se da capital paranaense para Londrina por causa do tênis de mesa, sua grande paixão. É um esporte que pratica há pouco tempo – começou em 2019, mas que a conquistou de tal modo que deixou o Nikkei Curitiba, clube da capital para ser atleta da ACEL, de Londrina.
“No ano passado, viemos passar uma semana de férias para conhecer o trabalho da ACEL. Já tínhamos ouvido falar do técnico, que o treino aqui era forte e resolvemos vir. Eu gostei muito. Tanto que pedi para vir para cá. Se em Curitiba eu treinava 2h, 2h30, aqui são 4h, 5h todo dia”, explica Maria Alice.
Jogar tênis de mesa parece ser uma atividade cotidiana na família Fokubara Rodrigues: a mãe e a irmã de Maria Alice também dão suas raquetadas e em 2019 voltaram a praticar o esporte com todo gás.
Gostei do colégio
Chegando a Londrina, Maria Alice escolheu o Colégio PGD para continuar seus estudos. “É uma escola bem legal, material muito bom, bem diferente da escola que eu estudava em Curitiba. Gostei muito, fiz amizades, gostei do colégio. Sinto falta de Curitiba, de algumas coisas, mas está tudo bem, está valendo a pena estar aqui, porque é outro lugar, novas experiências, uma cidade onde consigo me dedicar ao esporte e me preparar para as próximas categorias. Estou focada no futuro.”
A família de Maria Alice continua morando em Curitiba e os pais se revezam no cuidado da menina. A mãe fica alguns meses em Londrina e depois o pai vem e fica outro período. A família preferiu esse formato para garantir os estudos e o sonho do esporte da filha.
“Em 2021, comecei a levar o esporte mais a sério e a gostar mesmo. Comecei a participar de campeonatos brasileiros pela categoria Não Federados ou Bronze, para iniciantes, com todas as idades. Passei a treinar no Clube Thalia e os resultados começaram a aparecer”, conta Maria Alice.
O empenho da atleta já está trazendo bons resultados. Nos Jogos Escolares, fase final, ela conquistou o 1º lugar para a etapa nacional. Pela CBTM – Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Maria Alice é a 2ª ranking na categoria mirim.
“Acredito que o resultado se deve à minha vinda a Londrina. Vi bastante mudança no meu jogo, melhorei bastante, estou crescendo. O desejo de melhorar no esporte me fez mudar de cidade. Sempre com o apoio dos meus pais.”
Menina guerreira
Na Acel, Maria Alice mantém uma rotina diária de treino sob a supervisão do técnico Jiro Willian Kumagai: “A Maria Alice é uma atleta com grande potencial. Sinto muito orgulho em saber que estão aqui por nossa causa. É algo que enaltece e faz nosso trabalho ser reconhecido. Ela está indo muito bem nas competições, mesmo com pouca experiência. Tive a honra de estar com ela na seletiva que a classificou para a seleção brasileira. É uma menina guerreira e determinada.”
O PGD é um aliado
Além de estimular a prática de esportes, o PGD criou uma rede de apoio para seus estudantes poderem competir, liberando-os das aulas, repassando conteúdos online e autorizando-os a fazer provas em outras datas.
“Temos alguns atletas do Colégio PGD, além da Maria Alice: Felipe Ikeda e os irmãos Felipe e Henrique Rocha. O colégio é um aliado para compreender as questões das viagens para liberar os alunos. Se não houver o apoio da escola, fica impossível participar de campeonatos, porque o foco é viajar e competir. Como técnico, é muito bom trabalhar com pessoas com talento e competência, como é o caso da Maria Alice. Para quem gosta de trabalhar com atletas de base para a seleção brasileira, é um prato cheio”, comemora o técnico Jiro Willian Kumagai.
Mais atletas
Confira os alunos atletas que estão arrasando no esporte e que estudam no PGD:
► Judocas do Infantil: Davi Mozzaquatro Chizolini, Daniel Philippsen Camargo, Gabriel Murilo Cambui;
►1ª Série: Davi Bertoli Botelho (futebol), Guilherme de Oliveira Cardoso (futebol), Pedro Henrique de Jonge (futebol);
►2ª Série: Felipe Caldeira Akryghti (futebol), Robert Gabriel Concimo (futebol);
►3ª Série: Daniel Jonatas Zacarias da Silva (vôlei), Leonardo Delgado Alaver Barroso (futebol);
►Medalhistas em competições: João Paulo Ricci (tênis e futebol), Isabel Maroneze Zava (xadrez), Luiza Pedrosa (natação), Isaque Farias (judô), Arthur Lopes Faria (judô), Murilo Ortiz Tavares (futebol e natação), Júlia Ruiz (natação), Levi Gois (jiu-jitsu), Antonio Silva (futebol e judô), Pedro Lucas (futebol), Emanuela Sanchez (natação);
Oficinas Extracurriculares
O PGD criou diversas Oficinas Extracurriculares para despertar nos alunos a prática do esporte: ballet, jazz, patinação, judô e futsal. Para conhecer o nosso cronograma completo é só acessar o link: https://www.pgd.com.br/oficinas/ e escolher a melhor opção.