Inteligência Artificial auxilia o monitoramento da aprendizagem no PGD
Sem categoria 20 de janeiro de 2023
Acompanhar a jornada de aprendizagem dos alunos é uma atividade de grande prioridade na rotina da equipe de Orientação Educacional do PGD. O acompanhamento é feito dentro e fora das salas de aula e conta com o apoio dos professores, coordenadores, inspetores e auxiliares. Em janeiro de 2021, porém, o monitoramento da aprendizagem ganhou um reforço extra: a inteligência Artificial Max.IA Education.
Visando utilizar a tecnologia a favor da educação, a plataforma trouxe para dentro do PGD novos instrumentos que possibilitam uma trilha de aprendizagem mais adaptada ao perfil de cada estudante.
O que é a Inteligência Artificial Max.IA Education?
Em uma consulta médica, o especialista coleta diversas informações durante o bate papo com o seu paciente. Feito isso, ele o examina e, a partir desse momento, o profissional segue dois possíveis caminhos: 1) indica o tratamento ideal para queixa do paciente seguindo as informações obtidas durante a consulta; 2) solicita que o paciente faça exames laboratoriais específicos para que ele tenha mais informações referentes à sua saúde e, após isso, indique o tratamento adequado com maior precisão.
Bom, digamos que a Max.IA Education é o exame laboratorial que as nossas equipes pedagógicas do Ensino Médio e 9º ano passaram a utilizar para analisar, de forma mais profunda, a vida acadêmica dos alunos PGD. “O objetivo da plataforma é identificar possíveis pontos cegos, revelar lacunas que poderiam passar despercebidas. Por isso, podemos dizer que ela potencializa o cuidado com o aluno e vai onde o professor ou orientador não consegue ir”, explica o coordenador do Ensino Médio Demilson Parolin.
A Max.IA não utiliza a Inteligência Artificial (IA) em seu nome à toa. Por meio de redações, avaliações e planos de ação propostos pela Inteligência Artificial presente na tecnologia, os alunos são levados a uma trilha de estudos personalizada individualmente e que tem como foco preencher os espaços vazios. “Os alunos iniciam as atividades na Max.IA realizando uma redação, a qual traça um perfil socioemocional dos estudantes. Na sequência, os alunos passam por uma avaliação e, a partir do desempenho individual que tiverem nessa etapa, os planos de ação, também individuais, começam a ser construídos”, explica.
Como dito, a plataforma é um raio-x preciso da aprendizagem do estudante e gera dados importantes com relação às dificuldades e aos pontos fortes do aluno. Afinal, será que ele errou uma questão de raiz quadrada por ter dificuldade nessa matéria ou por alguma dificuldade na hora de realizar cálculos de divisão? São essas as respostas que a Max.IA traz.
Por que trazer a Max.IA Education ao PGD?
O olhar individual e humano sob cada aluno é parte dos valores do PGD. Para trazer esse olhar para mais pertinho ainda, em janeiro de 2022 a Max.IA passou a fazer parte da rotina das turmas do Ensino Médio. “Com a pandemia, percebemos que apesar de termos um trabalho de orientação pedagógica eficaz e cuidadoso, precisávamos de alguma ferramenta extra, uma ferramenta que fosse capaz de mostrar aquilo que muitas vezes o nosso olhar não conseguia captar – e aí entrou a Max.IA Education”, conta Parolin.
A Max.IA e seus relatórios de aprendizagem são os óculos de raio-x que vieram para somar forças com o time pedagógico. Com a inclusão da plataforma, o olhar humano do PGD passou a ter mais informações sobre a trilha de aprendizagem dos estudantes e, como consequência disso, vem conseguindo agir e ajudar aquele aluno de forma mais precisa. “Não se trata de deixar o olhar humano de lado, isso nunca irá acontecer aqui no PGD. Se trata de uma ferramenta extra que veio para trazer mais informações, mais dados, com relação a trajetória desse aluno”, explica.
Em 2023, além das turmas do Ensino Médio, a Max.IA Education será implantada também com as turmas do 9º ano.